Em Espanha, país vizinho e hermano, não há feriado a 5 de Outubro. Não festejam a república.
E no entanto, sempre que passamos para o outro lado da estrada, mesmo num regime monárquico sinto alguma pena, sobretudo pelo que nos divide:
-Os guardas civis usam fardas clássicas, até o extraordinário chapéu se mantém;
- As auto-estradas não são pagas em muitos percursos, mas têm movimento, o número de faixas mínimas para garantir segurança, e respeitam-se os limites de velocidade;
-As cidades desenvolveram-se imenso com o salto que ocorreu no mercado imobiliário, mas os centros históricos estão bem conservados e habitados;
-As livrarias têm imensos livros em versão de bolso a menos de 10 €.
Mas o que mais me surpreende é a limpeza das ruas. Em cidades, vilas ou aldeias, mais ou menos habitadas, as ruas estão limpas. LIMPAS. Não há sacos de plástico, nem papeis a voar pelos ares, não há garrafas de vidro partidas em cada esquina, não há excrementos dos animaiszinhos de estimação.
Se as nossas cidades e as nossas ruas estivessem mais limpas acredito que viveríamos muito melhor.
Sem comentários:
Enviar um comentário